domingo, 22 de abril de 2012

Amor x Paixão




Ultimamente eu tenho visto muito uma frase específica nos filmes de comédia romântica americana: "I really love you, but I am not in love with you.", traduzindo fica mais ou menos isso: "Eu te amo, mas não estou apaixonada por você.". Ouvir isso repetidas vezes nos filmes me fez pensar se tem como uma pessoa amar a outra mas não estar apaixonada por ela, ou o contrário, se é possível se estar apaixonado porém não amar essa pessoa. E ainda se é possível se amar duas pessoas, ou se apaixonar por duas pessoas. Todas as perguntas me fizeram chegar em uma só: Qual a real diferença entre amor e paixão?

PAIXÃO


Para tentar explicar a paixão, tive primeiro que buscar na ciência a comprovação de sua existência. O mais interessante é que eu descobri que tem avanços muito maiores na ciência da paixão do que na ciência do amor, e sim, tem um motivo para isso. A paixão é mais fácil de ser explicada cientificamente porque ela faz parte do instinto natural do ser humano. O ser humano antes de tudo é um animal, e obedece algumas leis da natureza como o nascimento, crescimento, a reprodução, e a morte. A paixão está intimamente ligada a nossa necessidade de reprodução. Segundo estudos, a paixão dura no máximo 30 meses que é o suficiente para o casal se apaixonar, procriar e cuidar do filho juntos. Depois desse período, teoricamente a mulher seria capaz de cuidar do filho sozinha.


Como tudo o que é instinto na natureza, o corpo humano reage de formas semelhantes em qualquer pessoa apaixonada. Como tem no blog de meu irmão (que pesquisa e entende dessas coisas mais do que eu!): "A paixão é o resultado de uma "descompensação" de neurotransmissores: elevação de dopamina e/ou noradrenalina (responsáveis pela excitação - todos os principais vícios estão associados com elevação de dopamina) e redução da serotonina ( neurotransmissor do prazer). A porção do cérebro responsável pelo desejo de recompensa é ativado, por isso, a pessoa apaixonada torna-se obcessiva por sua recompensa (aquela pessoa que eleva seus níveis de serotonina). Por esta razão, a paixão é tratada também como uma obsessão por alguns autores."


Então já descobrimos 2 características essenciais da paixão: Dura pouco e é avassaladora!  A paixão é aquilo que vocês veem no cinema, é a vontade de largar tudo para viver uma grande aventura, onde você não é auto suficiente, você precisa do outro (Vício), é a sedução, o descontrole, o desejo. Na paixão você tem aquele desejo desesperado pelo outro, aquela sensação de suor frio quando o objeto de desejo se aproxima. Ele ilude, você não gosta do defeito do outro, você apenas acha que ele não tem um, o outro é perfeito e você? Bom, você fica bipolar. Aqueles hormônios que falamos no parágrafo acima causam a sensação de felicidade intensa quando se está com a pessoa. Principalmente, a paixão é sofrimento. Isso acontece pelo medo intenso de perder a outra pessoa, a sensação de que é impossível viver sem ela. Essa dúvida, esse desespero toma conta. E isso torna a paixão uma montanha russa de emoções onde horas você é a pessoa mais feliz do mundo, horas a mais triste. 


AMOR


O amor é o mais difícil de explicar por métodos científicos. Talvez seja por existirem tantos tipos de amor. Você ama seu pai, sua mãe, seus irmãos, seus amigos, e também pode amar um companheiro, um namorado, um marido. E qual a diferença? Na verdade, todas. O amor é quase o oposto a paixão. O amor é sereno, é calmo, é autosuficiente. A paixão requere indivíduos diferentes entre si, para dar a sensação de metade de laranja, para que os nossos genes produzam seres mais diversificados, para gerar a evolução da espécie. O amor não, o amor requer indivíduos parecidos, com afinidades, com prazer de estarem juntos. O amor requer maturidade, paciência, paz. 


Normalmente no amor, nossa razão está funcionando, portanto nós aprendemos a conviver com os defeitos do outro. No amor a gente soma ao outro, e não diminui. A gente sabe que viveria sem essa pessoa mas prefere e vida do lado dela. O amor é cauteloso, não quer se ferir, quer carinho, mas não tem obsessão. O amor quer um companheiro, que apoie, que esteja lá para crescer junto, produzir coisas novas, trocar experiências e lições de vida. A outra pessoa te torna uma pessoa melhor, te faz repensar, te faz relaxar, cuida de você e te ajuda a passar pelos momentos difíceis e superá-los. O amor é aceitação. Saber quem o outro é e aceitar isso, saber conviver com isso, amar isso. Amor é saber esperar, é saber que aquilo, aquela admiração aquela sensação boa, não vai acabar. Você conhece aquela pessoa, você a ama pelo o que ela é e pelo o que ela te torna.


Aí você me pergunta, o que é melhor? Amor ou paixão? Minha cara, eu não posso te responder isso. Sabe por que? Porque depende. Depende do que você quer para sua vida. Dizem que paixão é destruidora, é sofrimento. Sinceramente? Pode até ser, mas vale a pena cada centavo. Mas garanto que se você estiver saindo de uma não vai querer outra tão cedo. Vai querer algo mais calmo, alguém que te ame pelo o que você é, sem ciumes, sem nervoso, sem descontrole. Só amor. Depende não de quem você é, e sim de que etapa da vida você está. O que você quer nessa fase da sua vida. Mas não se iluda. É muito difícil escolher tanto se vai se apaixonar ou amar quanto por quem você vai sentir uma dessas coisas. Então o que você pode fazer? Normalmente dependendo do que você esteja procurando, normalmente é o que você acaba encontrando. Procure pessoas que se encaixam como tipo de relação que você quer ter. Normalmente pessoas mais maduras querem o amor, as mais novas a paixão. E se você já tem alguém. Se for amor, veja se é isso mesmo que você quer agora, se você não sente falta daquela paixão avassaladora, e se você tem uma paixão, tente tratá-la de forma mais madura.


Respondendo as perguntas do início da matéria, você pode amar mais de uma pessoa ao mesmo tempo sim. De formas diferentes, mas pode. Porém você não pode se apaixonar por mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Você não pode estar amando e estar apaixonada pela mesma pessoa ao mesmo tempo. Boa sorte na vida amorosa de vocês e espero ter ajudado a esclarecer algumas coisas!

Créditos

Nenhum comentário:

Postar um comentário