Sei que muitas pessoas tem dúvidas, como eu também já tive, de como se comportar em um jantar romântico. A dica de hoje é sobre etiqueta dos vinhos.
Considero a etiqueta fundamental para qualquer convívio social, e é pensando nisso que vou compartilhar com vocês algumas coisas que eu aprendi, que com certeza não vai mais deixar ninguém passar vergonha !
Primeira dica: Qual a quantidade que se deve encher o copo de vinho?
Bom, vai depender muito do tipo de vinho que você estiver a ponto de degustar. Para o vinho tinto, basta ter 1/3 da taça cheia. Já a taça de vinho branco precisa estar completa pela metade, enquanto na de vinho espumante a regra é 3/4, e nada mais do que isso!
Segunda dica: Quando for fazer um brinde, a regra na etiqueta é fazer contato visual com a outra pessoa. Essa regra parte de uma superstição, de origem francesa; segundo a superstição, caso você não brinde olhando diretamente para a pessoa, e sim para a taça ou qualquer outro lugar, você correrá o risco de ter sete anos de azar (leia-se: sexo ruim).
Terceira dica: Você deve brindar individualmente com cada pessoa na mesa, sem cruzar com os braços de ninguém, fazendo o devido contato visual em cada copo que for tilintando.
Quarta dica: Se alguém está fazendo um brinde à você (ao seu aniversário, ao seu casamento, à sua formatura, ou sua grandiosidade geral (kkk)), nunca tome um gole quando a pessoa terminar de fazer o brinde. Basta sorrir e olhar humilde, agradecendo.
Quinta dica: Sempre segure o seu copo de vinho pela haste. Muitas pessoas se enganam quando pensam que só a taça do vinho branco precisa ser manuseado pelo tronco (com a justificativa de não aquecer o vinho), mas especialistas dizem que você também deve segurar o vinho tinto pela haste, para que você possa ver a sua cor e clareza, bem como para evitar manchas no vidro com suas impressões digitais.
Sexta dica: Sobre a mesa, o seu copo de vinho fica sempre à direita de seu copo de água. Quando estiver tomando um gole, a regra diz que você deve olhar sempre para o seu copo, e não para a pessoa com quem está conversando.
Sétima dica: O dever do anfitrião é fazer com que o copo sempre esteja cheio.
Oitava (e última) dica: Para servir o vinho, é fundamental que você não comece errando pelo copo.
Tália Eloy
Nenhum comentário:
Postar um comentário