quinta-feira, 3 de maio de 2012

Métodos Anticontraceptivos



Através da minha vasta experiência com tipos de anticontraceptivos por causa da minha tentativa de encontrar o método perfeito e com milhões de experiências frustadas resolvi ajudar outras mulheres a ter o conhecimento que adquiri nesse período.  Conversando com amigas e vendo em alguns sites e foruns, percebi que são poucas as pessoas que estão realmente informadas sobre os métodos disponíveis e que a maioria tem muito medo, ou do método, ou dos médicos, ou do tabu que se gerou em cima disso.

Para começar gostaria de acabar com alguns mitos e estabelecer algumas regras importantes:

1. Visitem SEMPRE seu ginecologista. Nó mínimo uma vez por ano. Eles são importantes para fazer exames hormonais, ver a sua saúde como tudo, e outros problemas relacionados ao ciclo.
2. Acabem com esse mito de que métodos anticontraceptivos são só para quando você está com a vida sexual ativa. Eles não servem só para evitar a gravidez eles ajudam em todos os sintomas relacionados ao ciclo menstrual.
3. O mito de que não menstruar é coisa errada, do demônio e não sei mais o que, não se passa disso, um mito. Em alguns casos inclusive é importante que a mulher pare de menstruar, como quem tem endometriose. As outras mulheres podem escolher parar ou não. Eu fui no período de 1 ano há uns 6 ginecologistas, os melhores e mais renomados de salvador, e uma de são paulo. Todos me disseram que parar de menstruar não é um problema, pelo contrário. 
4. Outro fator importante é que nenhum método, repito NENHUM método é 100% eficaz. Nem camisinha, nem cirurgia, nem tabela, nada é 100% eficaz. Porém a maioria (menos a tabelinha) tem mais de 90% de chance de funcionar. Então meu bem, se o seu caso for os outros 10%, você é de muito azar (ou sorte)!



Aí você me pergunta, quais são os problemas que eu tenho que podem estar envolvidos com o ciclo menstrual ou hormônios?

1. TPM;
2. Cólicas;
3. Menstruação irregular;
4. Dores durante a relação;
5. Acne;
6. Inchaços;
7. Ressecamentos;
8. Formato do corpo';
9. Quantidade de pêlos;
10. Crescimento do endométrio.

Portanto se uma dessas coisas que te incomoda, vá ao seu ginecologista. O mais importante é achar o método que se adeque da melhor forma ao seu organismo, portanto que faça com que todos os fatores acima citados sejam resolvidos. Isso requer tempo e experimentação. Você pode dar sorte, e o primeiro que tentar dar certo, ou você pode ser que nem eu, que tentou quase todos até achar o que foi perfeito para mim. O que NÃO é continuar com esses sintomas e achar que É NORMAL.

1. Anticoncepcional Oral



Bom, esses remédios podem ser divididos em basicamente dois tipos, os contínuos e os normais.Os contínuos a tendência é que você pare de menstruar de vez. Os normais sempre tem aquela pausa de 7 dias para descer a menstruação. Apesar da diferença os métodos são bem parecidos, você tem que tomar um comprimido, uma vez por dia sem esquecer nenhum. (Isso é uma negação para mim, sou muito esquecida!). Outro ponto importante é a variedade de tipos e marcas de anticoncepcionais orais. Um tipo pode ser perfeito para você, e outro pode ser o pior do mundo. Como eu disse, é uma questão de teste e sorte por isso a importância de se fazer com acompanhamento médico.

2. Implante hormonal


Esse não é tão conhecido, pelo menos aqui na Bahia. O implante é como um anticoncepcional oral só que fica injetado por debaixo da pele e libera a quantidade necessária, a partir do que o corpo vai precisando. Como o método anterior, há muitos tipos de implantes, e o médico vai te indicar o melhor de acordo com os seus sintomas. O implante faz com que você não menstrue e o tempo de duração dele varia de 6 meses á 5 anos dentro do seu corpo, sem você menstruar! Quer coisa melhor? Quando você quiser ter filho, é só retirar, engravidar e por de novo. Ele funciona apenas enquanto você está usando. Este é um método um pouco mais caro, mas quando divide pela quantidade de anos, fica extremamente mais barato. A quantidade de hormônio pode variar o que implica na necessidade de ir sempre ao médico e dizer com está se sentindo, até estar perfeito. Quanto a como é colocado, não dói muito, é colocado na própria clínica, com uma anestesia local, fica roxo por uma semana e não dói por mais de 1 dia.

3. Mirena (DIU)


O mirena foi o que para mim, até agora mais deu certo. Ele fica parece com o conceito do implante porque fica dentro do corpo, só que ele fica no útero. Assim como no implante, não é necessário tomar nada, ele próprio libera a quantidade de hormônio necessária. A diferença crucial entre esse método e os outros é que este age diretamente no útero, e não no corpo todo. Por esse motivo, o hormônio aplicado só afeta o ciclo menstrual e não outras questões mais ligadas aos hormônio da corrente sanguínea como o que faz crescer pelos, ou aumentar quadris, e etc. O procedimento para colocar esse é um pouco mais complicado e também mais caro. No meu caso foi feito no hospital com sedação geral, porém alguns médicos fazem no próprio consultório, porque não tem cortes nem nada, é só enfiar o aparelhinho até o útero. Não incomoda, não cai, e dura 4 anos. Quer mais ou está bom??

Não se esqueça, sentir dor, ou não estar confortável com qualquer sintoma significa mudança já! Só se contente quando estiver perfeita. Espero ter ajudado vocês, mulheres. Qualquer dúvida pode comentar, pode ser anônimo, que eu vou pesquisa e tentar responder para vocês. Espero que todas possam se sentir como eu me sinto hoje! Uma pessoa livre!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário