quinta-feira, 26 de abril de 2012

Como nós mulheres podemos cuidar do nosso corpo e nos divertir ao mesmo tempo?



Olá queridas leitoras, vou escrever hoje aqui como convidada do Blog. Fiquei muito feliz com esse convite, e é uma honra poder dividir algumas informações com vocês. Espero que gostem.

Você é daquelas mulheres precisa ou pensa em fazer alguma atividade física, mas acha academia e outras atividades um saco, e por isso acaba desistindo de todas as opções? Não se desespere, nem tudo esta perdido.

Você já pensou alguma vez em dançar?

Danças são excelentes atividades físicas, pois fazem bem para o corpo e costumam ainda ser divertidas. Mas vamos falar de uma dança específica: A Dança do Ventre. Sim, aquela dança bonita que a Jade dançava na novela O Clone.


Pra quem não conhece muito bem, vou explicar o que é a dança do ventre.
É uma dança que possui aproximadamente 7 mil anos e teve origens nos rituais religiosos no Egito, onde as mulheres dançavam para se comunicar com as deusas femininas da fertilidade. Do mesmo modo que hoje em dia rezamos para agradecer ou fazer pedidos.
Essa é uma dança extremamente feminina e sensual. Mas atenção, não uma dança erótica! Temos que tomar cuidado para não confundir a sensualidade da dança do ventre com erotismo e vulgaridade. A dança do ventre passou de um ritual religioso para uma arte dos tempos modernos e não uma atividade de exibicionismo do corpo.


No Mundo Árabe moderno, a dança do ventre é uma atividade de lazer para as mulheres. Elas dançam umas para as outras, formam um grupo e desenvolvem a sua performance, para suas irmãs e amigas, sem a presença de homens. Elas fazem isso como uma atividade de diversão, é um momento onde elas desenvolvem sua espiritualidade e forças femininas. Então porque nós do ocidente não podemos fazer isso também? 
Se descontrair com as amigas, dançar, dar boas risadas e elevar nossa auto-estima, seria uma ótima ideia para se botar em prática umas duas vezes por semana, no meio de dias cheios em que precisamos relaxar, não acham?

Mito sobre a dança do ventre: “Dança do Ventre dá barriga.”


Não pessoal, a dança do ventre não dá barriga! Eu vou explicar para vocês o porquê isso não é verdade e porquê esse mito existe.
Primeiramente isto é um mito pois, na dança do ventre nós fortalecemos muito o nosso abdomen. Como o próprio nome diz, a dança é voltada para o ventre. Em grande parte da dança, nós contraímos nosso abdomen para executar o movimento, o que faz fortalecer toda a musculatura. Quando dizem que para dançar nós expandimos nosso abdomen é pura lenda. Dançar só ajuda a deixar a barriga com quadradinhos e durinha.

De onde surgiu esse mito? 
Bem ele teve vários motivos para surgir, e afastar algumas mulheres da dança.
Um deles é que o padrão de beleza nos países árabes não é o mesmo que o nosso. Para eles o bonito é uma mulher gordinha, que enche uma cama (como diziam na navela O Clone) rsrs. Portanto esse é o primeiro motivo para existir muitas bailarinas do oriente médio gordinhas e barrigudinhas.
O Segundo motivo pode-se explicar pelo fato de a dança do ventre ter algumas regras a menos. No Ballet, por exemplo, as profissionais possuem limite de peso. Elas não podem ser gostosonas com pernão, bundão e peitão, rs, elas tem que ser magras e leves. Diferentemente disso, na dança do ventre não existe limite de peso (ainda bem). Neste caso a bailarina profissional pode ser gostosona, magrela, gordinha ou barrigudinha e seu porte físico não será nenhum impedimento para ela ser uma boa bailarina de dança do ventre.


É por esses dois motivos que eu acabo de contar pra vocês, que é muito comum encontrar bailarinas de dança do ventre que tem uma certa “barriguinha”. E foi desse fato que surgiu o mito de que a dança da barriga. Então fiquem tranquilas, se quiserem começar a dançar, não se preocupem, vocês vão ficar lindas e vão acabar com a barriguinha indesejada.

Vantagens e Motivos para se Praticar a Dança do Ventre


Bom amigas, as vantagens em se praticar a dança do ventre são tantas, que eu posso escrever um texto de quilômetros aqui para vocês contando as coisas boas que a dança nos proporciona, mas eu tentarei listar só os principais. Então vamos lá.
 A Dança do ventre é uma excelente atividade que não trabalha só o físico, mas a mente também.

Benefícios para mente


Proporciona bem estar; desenvolve a auto-estima; estimula a memória, a concentração e a atenção; resgata a feminilidade e desenvolve a sensualidade.
Sabe aqueles dias que quando chega ao fim da tarde nós estamos estressadas, cansadas, de tpm, sem paciência para ninguém, querendo só chegar em casa e descansar? Pois esse é o dia que uma aula de dança do ventre irá fazer milagres. Durante a aula você consegue relaxar, mesmo depois do dia tão cansativo. Sem nem se esforçar você esvazia a mente e ainda se diverte muito de estar dançando com a mulherada.

Benefícios para o corpo


A dança do ventre é uma dança exclusiva para o corpo feminino. Na dança do ventre fazemos movimentos com todas as partes do corpo, mas o principal se encontra em movimentos abdominais, movimentos de quadris e de tronco.
A dança auxilia no emagrecimento corporal; ativa a circulação; aumenta os reflexos; alivia as tensões; aumenta a flexibilidade e alongamento; auxilia em problemas menstruais; hormonais e partos, diminuindo cólicas, equilibrando as funções sexuais e facilitando contrações e dilatações; trabalha músculos, enrijecendo e tonificando todo o corpo, principalmente o abdomen; atua diretamente no centro de energia do corpo, que se encontra no ventre, distribuindo a energia de forma equilibrada.

Então querida leitora, se você se enquadra nas características que citei no início, de não gostar de academia e outras atividades, fica a dica, experimente a dança do ventre e a use a seu favor.


Um comentário:

  1. Parabéns Aninha!! Adorei MUITO o post!! Obrigada por participar aqui!! Valeu muito!!

    ResponderExcluir