sábado, 5 de maio de 2012

Como Planejar a viagem perfeita!



Qual lugar do mundo você quer ir? O primeiro passo a fazer é escolher os lugares dos sonhos! Dica? Marque em um mapa como este acima. Eu costumava ter um enorme no meu quarto onde eu fazia riscos nos lugares que já fui de uma cor e nos que eu queria ir de outra. Mas graças a uma reforma e a um aplicativo do facebook, acabou sendo impossível mantê-lo. 

Depois de escolhido o local, ou duas opções de local ( pode se fazer uma análise de custo de cada um antes de decidir). o segundo passo é começar a planejar! E sinceramente? Essa é a parte maiss gostosa de todas! O segredo para você gostar de fazer isso como eu gosto? Vá sonhando, imaginando se você estivesse lá, o que você gostaria de fazer, o que gostaria de visitar, o que gostaria de comer e por aí vai. 

1. Escolha de Datas


Para a escolha das datas várias coisas tem que ser levadas em conta: Nos feriados TUDO é sempre mais caro, portanto quanto maior a distância das datas de feriado melhor, mas ainda assim vai ser mais caro. Segundo, quem tem possibilidades de fazer em outras datas (tirar um período de férias e tals) pode estar atento ao site Melhores Destinos, onde todas as promoções, de todas as empresas aéreas são divulgadas. Lá você pode encontrar passagens para buenos aires por 89,90 ida e volta, passagem para os EUA por 500 dólares ida e volta e assim por diante. Então vale SUPER  pena. 

2. Transporte


Bom, transporte é algo muito relativo. Depende muito de pra onde você quer ir. Se for pegar ônibus, procure o site da companhia que costuma ir para aquele lugar e veja preços e etc. As vezes é mais vantagem pegar avião em passagens com promoções, então pesquisar aqui é tudo. Quando vai de carro é sempre importante ver a distancia entre as cidades e ver se custo-benefício vale a pena, e lógico calcular o combustível para colocar no custo da viagem.
Para medir a distância entre cidades aqui no Brasil tem o site do Guia Quatro Rodas que tem um esquema bem legal que inclusive calcula o seu combustível. Se a cidade for muito pequena, ou fora do brasil, a melhor opção é o Google Maps.  
Caso sua opção seja mesmo avião, fica mais fácil ainda. A Submarino Viagens tem um site bem interessante onde junta todas as companhias aéreas para pesquisa. As vezes o preço lá inclusive está mais baixo do que o preço no site da companhia aérea, porém analisem que eles cobram uma taxa que pode acabar ficando mais caro. A compra através deles é bem segura, então a opção é feita pelo valor mesmo. Onde tiver o valor mais barato, ótimo. O site deles mostra os vôos por ordem de preço. Com a pesquisa feita é só entrar no site da mais barata e ver quanto está por lá. 
Outra coisa importante no caso de escolha de avião, é ver o transfer do aeroporto para o hotel. Normalmente é bem mais barato que taxi. Um bom site é do city discovery. Eu não aconselho reservar logo, mas é bom ter em mente que vai ser um gasto realizado. Na hora pode fazer o custo benefício em decorrência de taxis e etc. Os trasnfers saem toda hora e sempre tem lugar, então não se preocupem!
Outro fator importante aqui dentro é como você vai se locomover dentro da cidade de destino. Vai alugar um carro? Ônibus? Metrô? Se for alugar carro minha dica é sempre, reserve antes! Sai mais barato. O GPS IGO é sensacional, eu usei nos EUA e foi meu amigo de todas as horas. Coloquei no celular, mas ele não usa internet então não gastei absolutamente nada. E ele ainda contem os postos de gasolina, lugar para comer e etc, tudo com a distancia de onde você está e outros detalhes! 

3. Documentação.


Bom, para viagens internacionais, as papeladas são maiores, é necessário passaporte, vistos e etc. No caso de viagem aqui no Brasil mesmo, depende muito do lugar. Fernando de Noronha mesmo tem alguns documentos que tem que ser entregues antes da viagem se concretizar. E quem tem pais separados, é menos de idade e vai viajar com um deles só, precisa também da autorização do outro. Se vai levar seu animal de estimação, também tem papelada, e assim por diante. O importante é pesquisar antes. No google tem TUDO é só saber pesquisar. São muitos casos para eu colocar aqui, o que tornaria impossível.
Para quem vai fazer viagem internacional, eu aconselho comprar a passagem antes de tirar o visto. A passagem pode ser reembolsada e o visto é facilitado quando se tem uma passagem de ida e volta garantida. 

4. Acomodação


Tem gente que escolhe o lugar que vai viajar por causa da acomodação. Isso acontece quando os escolhidos são os famosos resorts. Onde todas as atrações estão ali dentro mesmo. Neste caso a melhor coisa é procurar no próprio site do resort (Só colocar no google o nome). Outras pessoas preferem escolher o lugar por uma cultura, um ponto turístico e etc. E não se importa muito com o hotel que quer ficar. Nesta parte eu tenho 2 dicas principais:

A primeira é que o hotel para ser perfeito para a sua viagem tem que estar dentro dos 3 Bs. Bom, Barato e Bem localizado. A importância de um local bem localizado é imensa, vai te fazer economizar, fazer você perder menos tempo, e o que é melhor, andar nas ruas te faz se sentir mais parte do lugar. Como descobrir se é bem localizado? Descubra um ponto turístico que você sabe que é bem centro da cidade e marque no google maps. Analise quais as ruas que estão perto e fique sempre com esse mapa a mão, para analisar a distância de cada um dos hotéis pesquisados. No aspecto de bom, pela foto o que eu mais analiso é a limpeza do local. Se o local me parece limpo, com lençóis novos, com artigos de decoração novos e etc. Normalmente os locais mais novos são melhores. E o barato vai levar a gente para a próxima dica:

Nada melhor do que além de tudo achar um hotel barato não é? Quando eu viajei, os dois melhores sites encontrados foram o Decolar e o Booking. Nenhum dos dois me deu problemas. No decolar você paga uma parte adiantado, no booking eu acho que depende do hotel. O decolar cobra taxa, porém o booking não. Mas as vezes o decolar mesmo com taxa é mais barato. Estes sites tem todos os tipos de hotel. Desde os albergues que dividem banheiro, até grandes resorts. Dica? Antes de efetuar a compra, aparece detalhes do hotel e do quarto. Confirme o tamanho da cama, a quantidade de camas e principalmente se o banheiro é share (compartilhado) ou não.

5. O que fazer?


Quando vem a cabeça o que fazer traduza como: que sonhos você quer realizar? E sonhos não é só um ponto turístico! É uma rua, um tipo de comida, uma dança, um show, um esporte, qualquer coisa. Por exemplo, como ir para os EUA e não ver um jogo de basquete? Tudo isso está incluso! Essa é sem dúvida a melhor parte, a que você vai imaginando o que gostaria de fazer lá, e ir procurando valores, preços, horários de funcionamento e etc. Normalmente todas as cidades tem um site com todas as atrações. Como depende muito de cada lugar fica um pouco difícil. Mas quer ver o que pode ajudar? Compre revistas de viagem sobre os lugares que você vai. Eu não gosto muito de guias porque eles são muito grades e tem muita coisa que não nos interessa! Quanto a restaurantes o melhor é indicação, ou pessoalmente ou na internet. A mesma coisa com baladas e nightclubs.

6. Mala


Ahhh agora que tudo está pronto podemos pensar na parte mais gostosa! Mala!! Ok, não tão gostosa assim. Mala é sempre um terror para quem viaja, normalmente é um lugar que não estamos acostumadas e principalmente que não conhecemos a moda e cultura! Se você está indo para algum lugar que tem uma cultura de moda muito diferente ou que tem muitas regras, o melhor é pesquisar. Por exemplo, você não vai querer aparecer no marrocos com decotes e pernocas de fora não é? Ou na suíça em pleno inverno com biquínis!  Primeira coisa a fazer quando for fazer a mala é olhar na previsão do tempo como a metereologia se comporta naquele lugar naquela época do ano. Pesquise o ano que passou. É sempre a melhor dica, e pesquise o mês inteiro, veja qual a média de temperatura e de chuva. 

Segundo passo é mais para diminuir as malas: Escolha uma palheta de cores que combinem entre si, para proporcionar uma maior variedade de looks. Viagem não é hora de ser mega fashion, é hora de ser mega confortável e mega básica. Lógico que para a noite pode levar um vestido mais arrumado e sexy, mas é só. 
Terceira dica é: inspire-se. Vá atras de blogs de moda do lugar onde você está indo. Isso é mais para viagens internacionais mas também serve aqui no brasil. A mala que você vai levar para são paulo nunca vai ser a mesma de se você for no pantanal, ou na amazônia. 
Outra dica é fazer uma lista daquelas coisas que não dá para esquecer. Celular, carteira, documentos, carregador de celular e etc.


ÓTIMA VIAGEM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário