Esta é uma dica para as solteiras e para as comprometidas, afinal, festas e farras são para todos não é? Imagine com comida boa e bebida boa?? E aquela atmosfera romântica? Eu adoro fazer um queijos e vinhos em casa. Para quem não sabe cozinhar, não precisa fazer NADA, quem sabe, pode dar uma incrementada mas o básico não precisa de nada mesmo. Com as dicas que eu vou passar aqui para vocês então, dá para impressionar as amigas, o paquera, o namorado, os amigos do namorado e até mesmo a sua família.
Para começar, queijos e vinhos pede um dia mais fresco (frio em Salvador tá difícil neh?) um clima frio (ar condicionado, neve falsa... to brincando viu? hehe) e boa companhia. É um jeito de fazer uma coisa simples com um Glamour a mais. Então, vamos caprichar.
QUEIJOS
Normalmente em um queijos e vinhos 60% da comida é queijo (sim, temos que ter exceções que vào ser comentadas depois). Queijo é uma coisa muito particular, tem gente que gosta dos mais fortes e gente que gosta dos mais fracos, tem os mais encorpados e os mais leves, os envelhecidos, que tem fungos e etc e os que precisam ser mais novos, os mais doces e os mais amargos. Como você vai descobrir qual você gosta mais? Experimentando. Por isso cara amiga que minha dica para você é que no primeiro queijos e vinhos que você fizer, você pegue 1 de cada tipo e repetir os que são mais comuns e mais fáceis de se gostar.
1. 30% Queijos suaves: Gouda e/ou Reino;
2. 30% Queijos Suiços: Emmental e/ou Gruyère;
3. 20% Queijo de mofo branco: Camembert e/ou Brie;
4. 10% Queijo de mofo azul: Gorgonzola e/ou Roquefort;
5. 10% Queijo Forte: Provolone, Grana Padano, Parmesão.
Se você gosta de um queijo de um tipo desses não necessariamente vai gostar do outro do mesmo tipo. Por exemplo, eu adoro Grana Padano, porém parmesão eu prefiro na comida e provolone de jeito nenhum. Mas normalmente, os que estão na mesma categoria tem mais ou menos o mesmo gosto.
Dica: A Queensberry, marca de geléias, tem umas geléias gourmet que combinam demais com queijos de vários tipos. Brie com geléia de pimenta vermelha é sensacional! Tem também menta com hortelã, pimenta verde e gengibre com limão.
FRIOS
Muita gente não gosta de queijo, tem rejeição, acha muito forte e tals. Mas, você conhece alguém que não gosta de salame ou presunto? E se está fazendo regime que tal um blaquet ou presunto de peru light? Tem que ter né? E posso dizer? É um dos que acabam mais rápido. Normalmente eu já pego tudo fatiado, menos o presunto que eu prefiro cortar em cubinhos.
1. Salame tipo Italiano;
2. Presunto sem gordura;
3. Presunto de Peru;
4. Blanquet de Peru.
PÃES
Lembra que eu falei que 60% dos queijos é vinhos era de queijo? Bom, 15% é com certeza os frios e 15% são os pães. Eles servem para acalmar o paladar entre peças com gostos tão fortes e marcantes, além de lógico enfeitar a mesa e dar um ar rústico extremamente necessário para o ambiente.
1. Baquete;
2. Centeio Preto;
3. Pão Italiano;
4. Ciabatta.
5. Francês;
6. Torradas.
VINHOS
Humm quem é que não gosta de um vinho? Podem até ter alguns que a gente não gosta, mas a maioria é ótimo não? Agora imaginem uma perfeita combinação deles com queijos dos mais variados sabores. Hummm. Por isso que eu amo queijos e vinhos hehe.
Existe um pequeno problema em relação a harmonização dos vinhos com os queijos. Na teoria, cada queijo combina com um tipo completamente diferente de vinho. E ae? Não dá para comprar só um tipo de queijo, muito menos ficar trocando de vinho a cada mordida não é? hehe. Não se desesperem! Estamos aqui para ajudar. Procurando alguns especialistas e tentando tornar as coisas mais reais e menos teóricas, temos uma solução muito boa: Beba o que você mais gosta. Sim minha gente, na mistura de queijos temos tanto para quem gosta de tintos como para quem gosta de brancos. Observem a regra:
1. Tinto: para a maioria de queijos fortes, escolha o Cabernet Sauvignon, para os mais fracos, o Pinot Noir;
2. Branco: para os queijos fortes, Chardonnay, para os fracos, o Sauvignon Blanc.
A dica geral é ir no branco suave, mas se você assim como eu, prefere um Grana Padano o ideal é um Cabernet. Dica: Em um post anterior, Tarcila deu um dica para o seu dente não ficar manchado com o vinho tinto.
DECORAÇÃO
O que adianta ter tudo gostoso e maravilhoso se o clima Europeu necessário para um queijos e vinhos perfeito não está demonstrado? Decoração minha cara é muito importante para impressionar e principalmente para criar o clima romântico, acolhedor e glamuroso, que é extremamente necessário em uma festa ein? Segue algumas dicas:
1. Criar um clima rústico com rolhas, tábuas de madeira e etc.
2. Vidro deixa tudo mais glam e mais chique, com a madeira então...
3. Bandeirinhas com a nacionalidade de cada queijo ou até mesmo com os nomes de cada um e uma classificação dão um charme e são bastante úteis!
4. Frutas e pães são para enfeitar também, então abuse de cesta de pães, de cachos de uvas coloridas, e etc.
5. Velas e meia luz dão um toque mais romântico se for só casais e tal.
Vejam alguns exemplos:
Outras de um Queijos e Vinhos que fiz aqui em casa:
QUANTIDADES:
No geral a mesa de
frios deverá ser formada por 60% de queijos e 15% de frios (são apenas
coadjuvantes), sendo que o total deverá corresponder entre 250 e 300 gramas por
convidado. Porém, pães e frutas também podem fazer parte do cardápio. Quanto
aos vinhos, deve-se separar meia garrafa para cada convidado.
Danielle Von
Nenhum comentário:
Postar um comentário